O projeto Planeta Jovem é uma iniciativa do Instituto IRACEMA Digital em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE), Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), Prefeitura de Sobral, Grupo O POVO de Comunicação, tendo como realizadores o Museu Bojogá e a empresa Criatlo – Criação, Relações e Inovação.
A ideia força do Planeta Jovem é motivar os jovens a pensarem o futuro do planeta de modo a se apropriarem, o mais cedo possível, de seu entorno social. Para tanto, o Planeta Jovens propõe uma metodologia inovadora baseada em uma experiência gamificada segura no metaverso com o objetivo de despertar no jovem senso de responsabilidade, aumentar sua autoestima, seu espírito de solidariedade, sua liderança e felicidade. O mantra do Planeta jovem é: “jovem ensinando (aprendendo) jovem” Esta metodologia do Planeta Jovens consiste em uma metáfora onde somente jovens serão convidados a participar como cidadãos deste planeta, uma nave no metaverso.
Cem destes jovens serão selecionados para serem tripulantes da nave Planeta Jovens, com a responsabilidade da governança interna e execução do plano de voo. Um terceiro participante do Planeta Jovens são os comissários, jovens experientes responsáveis pelo provimento de serviços aos cidadãos embarcados.